Grande Hotel Araxá: 10+ motivos para se hospedar

ATENÇÃO: Este post contém links de afiliados que geram uma comissão ao blog quando você adquire um produto através deles, sem gerar custos adicionais a(o) leitor(a)^^

Obrigada por contribuir com a manutenção deste site:)

Localização

O Grande Hotel Araxá está localizado em Araxá, cidade do triângulo mineiro com mais de cem mil habitantes, em Minas Gerais.

O Complexo do Barreiro, onde se localiza o hotel, famoso pelas fontes hidrotermais com propriedades terapêuticas e bosques com diversas espécies nativas.

A cidade de Araxá faz parte do Circuito da Canastra, composto pelas seguintes cidades:

Araxá: cidade muito charmosa, que guarda história, natureza e gastronomia. Suas águas termais são conhecidas no Brasil inteiro, especialmente no Grande Hotel Araxá. A Serra da Bocaína atrai turistas que amam a natureza e aventura, sendo possível a prática de trekking, rapel, vôo livre e mountain bike. Na gastronomia, o queijo Araxá, as cachaças e doces mineiros não desapontam.

Campos Altos: pequena cidade que atrai visitantes devido à Cachoeira Olho-do-Sol, com pequenas quedas, água transparente e uma prainha, onde é possível tomar banho, fazer trilha e apreciar a paisagem.

Perdizes: a Estação Ambiental do Galheiro e o Museu Arqueológico Professora Marcia Angelina Alves, onde há expostos fragmentos de cerâmica, pedras ossos do povo caiapó que habitou a região há séculos atrás são os seus principais atrativos.

Sacramento: cidade onde se inicia a Serra da Canastra, possui riquezas naturais e históricas, com suas cascatas, igrejas e museus, que não contam apenas a história da cidade, mas de toda a região do Alto do Paranaíba.

São Roque de Minas: rica em cachoeiras, incluindo a maior queda do Rio São Francisco, a Casca D’anta, de mais 180 metros, é parada obrigatória para quem curte águas cristalinas e refrescantes.

Claro, além das paisagens e da água maravilhosa, nada melhor que apreciar a culinária mineira com vista de tirar o fôlego. Há muitos restaurantes de culinária mineira pela cidade de São Roque de Minas, mas a visão que o restaurante Real da Canastra, dentro do parque, com certeza vale a pena.

Tapira: suas lindas cachoeiras, como cachoeira dos Bandeirantes, cachoeira das Lages, Cachoeira dos Evaristos e dos Carlos e muitas outras encantam os turistas, sendo algumas delas propícias para banho, e atraem campistas e pessoas que apreciam a natureza. A serra do Boqueirão também surpreende, com seus paredões, mirantes, trilhas e muita paisagem.

Atrações principais de Araxá

Araxá é cheia de lugares interessantes para visitar. Veja alguns deles:

Museu Dona Beja: Em um casarão tombado pelo município, é possível ver objetos, quadros e roupas que contam a história da cidade e um pouco sobre a emblemática Dona Beja, personagem histórico de Minas Gerais, que encantou muitos homens de sua época, mas acabou sendo vítima da violência deles.

Apesar dos infortúnios, Dona Beja foi empreendedora, primeiro como dona de um bordel e depois como negociadora de diamantes na cidade de Estrela do Sul. Apesar de em vida ter sido muito desejada e provavelmente alvo de críticas, pouco se sabe sobre sua vida real.

Hotel Rádio: antigo hotel de luxo, que semelhante ao Grande Hotel, atraía celebridades e pessoas ilustres devido às águas radioativas e com propriedades curativas, hoje são só ruínas. Há histórias sobre o misterioso incêndio que engoliu o hotel, mas não é possível achar muitas informações sobre o infame Hotel Rádio.

Fonte Dona Beja: Dizem que sua imponente construção foi feita no local onde Dona Beja se banhava. A água vem de rochas vulcânicas e possuem propriedades que fazem bem à saúde, inclusive às vezes é possível ver pessoas dando essa água poderosa para os pets beberem.

Memorial de Araxá: mais um museu importante da cidade, com artefatos que fizeram parte do cotidiano dos moradores da cidade, como mobílias, instrumentos musicais, armas, retratos, objetos de cozinha e muito mais.

História do Grande Hotel Araxá

A construção do hotel se iniciou em 1938 e a inauguração aconteceu em 1944.

Burle Marx, grande paisagista e artista, responsável por introduzir a paisagem modernista no Brasil, movimento artístico que tem como característica a integração entre os ambientes externos e internos, o uso de plantas nativas, luz natural e a valorização da natureza, foi o responsável pelo paisagismo do hotel.

Dentre suas obras principais estão o calçadão de Copacabana, o Parque Ibirapuera, Praça da República, e muitas outras no Brasil e afora.

Luiz Signorelli foi o arquiteto responsável, sendo a imponente e elegante construção do Hotel Araxá inspirado nas missões espanholas. Seu interior é neoclássico, com colunas, formas simétricas, simplicidade, mas muita beleza que enchem os olhos de quem visita o lugar.

Curiosidades

O hotel tinha um cassino até a proibição de jogos em 1946.
Sendo o presidente Getúlio Vargas um grande apoiador do projeto e frequente hóspede, ele possuía um quarto e escritório adaptados à sua baixa estatura.
O lago artificial possui o formato do mapa do Brasil
O hotel foi tombado pelo estado de Minas Gerais em 1989
O local está sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, juntamente com o grupo Tauá, rede dona de resorts nos estados de Minas Gerais, Goiás e São Paulo, que adquiriu o hotel em 2010.
A cidade é uma das maiores produtoras de nióbio do mundo, metal de transição utilizado nas indústrias aeroespaciais, bélica, nuclear e eletrônica. O Brasil é o maior produtor de nióbio do mundo.

Características do Hotel

Instalações

O hotel chama atenção pela sua linda arquitetura e muitos turistas gostam de tirar fotos em frente à construção. Aos hóspedes, no entanto, são reservadas instalações que tornam a experiência de se hospedar no Grande Hotel muito melhor.

Começando pelo lago, lá os hóspedes podem emprestar caiaques e stand-ups para apreciarem de uma forma diferente a paisagem dos bosques ao redor do hotel.

Para quem gosta de se exercitar ao ar livre, o hotel dispôe de quadras de tênis e beach tênis, pista de corrida, piscina e local para praticar arco e flecha. Diferente, não é mesmo?

Claro, o grande destaque vai para as termas e opções de terapias que podem ser feitas no Hotel.

O hotel também disponibiliza bicicletas para os hóspedes que desejam passear ao redor do hotel.

Gastronomia

O Grande Hotel Araxá possui dois restaurantes e dois bares.

O restaurante Chez Beja é muito elegante, onde são servidos pratos criativos e deliciosos que unem elementos da culinária mineira, francesa e frutos do mar.

O Restaurante Estância do Barreiro tem uma vista linda do lago e serve todas as refeições do dia, com buffets deliciosos de café da manhã e almoço de culinária mineira, tudo isso em um ambiente elegante e ao mesmo tempo aconchegante.

O Bar Varanda e o Scotch Bar são ótimas pedidas para quem aprecia uma boa bebida em ambiente chique e refinado. Drinks autorais, carta de vinho variada e bebidas clássicas te esperam no Grande Hotel Araxá!

Quartos e opções de pensão

Todos os quartos do Hotel são muito bem equipados e lindíssimos. As opções de acomodação são:

Solarium e Clássico possuem características semelhantes a um quarto standard (um standard superior, vamos dizer). Cama de casal, sendo que o superior tem a opção de duas camas de solteiro, e o Solarium tem varanda. O destaque de todos os quartos é a roupa de cama 100% de algodão egípcio da Trousseau.

Para um grande número de hóspedes há as opções Superior Deluxe, Suíte Luxo, Suíte Especial, Governamental e Presidencial, todas elas ocupando no máximo quatro pessoas. Alguns desses quartos possuem cômodos conjugados, e outros possuem até sala de visitas e dois banheiros.

Para casais que querem investir um pouco mais na experiência, além das opções Clássico e Solarium, tem a Suíte Nobre, com uma linda sala onde é possível fazer refeições e uma sacada espetacular, tudo decorado de forma clássica e elegante. Essa pode ser uma ótima opção para Dia dos Namorados ou para comemorar uma data especial do casal.

Ah! E o hotel oferece a opção de pensão completa no restaurante Barreiro, assim, além do café da manhã, você poderá aproveitar o almoço e jantar deliciosos neste lindo hotel!

Eventos Notáveis

Expoqueijo: evento geralmente realizado no meio do ano. Durante o evento há degustação de queijos vindos de todas as partes do Brasil e do mundo, e o concurso do melhor queijo em diversas categorias.

Copa Internacional de Mountain Bike: evento internacional da modalidade Mountain Bike que acontece na cidade anualmente.

Brazil Classics Show: Evento bianual de exposição de carros antigos

Open Araxá de Vôo Livre: Um dos mais tradicionais campeonatos de parapente do país que acontece anualmente na cidade.

Espero que tenham gostado da leitura e até a próxima!

Monte Verde: uma cidade mineira romântica e muito charmosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima